Diploma
Projeto "Start" forma sua segunda turma
Iniciativa faz parte do plano Pacto pela Paz e orienta jovens em situação de vulnerabilidade social sobre como conseguir o primeiro emprego
Paulo Rossi -
Violência se combate com educação. Essa é a ideia principal do projeto Start, que auxilia jovens em situação de vulnerabilidade social a conseguirem o primeiro emprego. Na última sexta-feira (21) , 70 estudantes dos núcleos Laranjal, Navegantes e Getúlio Vargas receberam seu diploma de conclusão do curso, que é provido pelo Banco de Oportunidades, uma das estratégias do Pacto pela Paz. Em setembro deste ano, o projeto formou 55 alunos dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z-3. Dez deles já estão empregados.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, além de representantes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), do Pacto pela Paz e de secretarias que auxiliam no programa. Como abertura, quatro formandos deram seu depoimento sobre a experiência. Júlia Sampaio, estudante da EMEF Dom Francisco de Campos Barreto, do Laranjal, foi a representante de sua turma. Em sua fala, ressaltou a coragem necessária para vencer a timidez, e disse que seu discurso já era uma demonstração efetiva do resultado do projeto. Posteriormente, o coordenador do Banco de Oportunidades e responsável pela execução do "Start", Pablo Salomão, contou com a empatia dos alunos ao ser aplaudido quando pegou o microfone. "Tudo se resume à oportunidade. Esses jovens são o futuro da nossa cidade, e hoje eu queria me dirigir aos pais e dizer que estou muito orgulhoso dos filhos de vocês".
Katiuscia Franco Machado, 17 anos, foi uma das formandas. A aluna da EMEF Luiz Augusto Assumpção comemorou a transformação proporcionada pelo curso, e disse agora se sentir mais confiante e preparada para ingressar no mercado de trabalho. Como motivação, destacou o apoio da escola através da orientadora Rita de Cássia Cunha. Rita é a responsável pelo programa Cada Jovem Conta no colégio. Sobre a evolução dos alunos participantes, ela destacou uma visível mudança de conduta, postura e foco nos jovens, que têm no projeto Start a possibilidade de início de uma vida melhor.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário