Diploma

Projeto "Start" forma sua segunda turma

Iniciativa faz parte do plano Pacto pela Paz e orienta jovens em situação de vulnerabilidade social sobre como conseguir o primeiro emprego

Paulo Rossi -

Violência se combate com educação. Essa é a ideia principal do projeto Start, que auxilia jovens em situação de vulnerabilidade social a conseguirem o primeiro emprego. Na última sexta-feira (21) , 70 estudantes dos núcleos Laranjal, Navegantes e Getúlio Vargas receberam seu diploma de conclusão do curso, que é provido pelo Banco de Oportunidades, uma das estratégias do Pacto pela Paz. Em setembro deste ano, o projeto formou 55 alunos dos núcleos Sítio Floresta, Areal e Colônia Z-3. Dez deles já estão empregados.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, além de representantes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), do Pacto pela Paz e de secretarias que auxiliam no programa. Como abertura, quatro formandos deram seu depoimento sobre a experiência. Júlia Sampaio, estudante da EMEF Dom Francisco de Campos Barreto, do Laranjal, foi a representante de sua turma. Em sua fala, ressaltou a coragem necessária para vencer a timidez, e disse que seu discurso já era uma demonstração efetiva do resultado do projeto. Posteriormente, o coordenador do Banco de Oportunidades e responsável pela execução do "Start", Pablo Salomão, contou com a empatia dos alunos ao ser aplaudido quando pegou o microfone. "Tudo se resume à oportunidade. Esses jovens são o futuro da nossa cidade, e hoje eu queria me dirigir aos pais e dizer que estou muito orgulhoso dos filhos de vocês".

Katiuscia Franco Machado, 17 anos, foi uma das formandas. A aluna da EMEF Luiz Augusto Assumpção comemorou a transformação proporcionada pelo curso, e disse agora se sentir mais confiante e preparada para ingressar no mercado de trabalho. Como motivação, destacou o apoio da escola através da orientadora Rita de Cássia Cunha. Rita é a responsável pelo programa Cada Jovem Conta no colégio. Sobre a evolução dos alunos participantes, ela destacou uma visível mudança de conduta, postura e foco nos jovens, que têm no projeto Start a possibilidade de início de uma vida melhor.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova negociação entre rodoviários e empresários será nesta segunda-feira Anterior

Nova negociação entre rodoviários e empresários será nesta segunda-feira

Corrida antes do Natal Próximo

Corrida antes do Natal

Deixe seu comentário